O nosso ranking da elite do futebol brasileiro

Se não houver uma “putaria” para tentar “solucionar” a esculhambação do futebol brasileiro do final de 2013, acredito que o ranking criado por mim e pelo professor Tristão Garcia, será consenso entre os nossos seguidores.

Acontece que a CBF está pensando em retomar o Brasileirão com 24 times….assim, Portuguesa, Vasco, Ponte Preta e Náutico voltariam para a série A.

Mas vamos ao ranking dos 20 que, por enquanto, a entidade máxima do nosso futebol considera na divisão de elite.

Lembrando que o nosso critério foi pela tradição, torcida, quota de tevê, jogadores, títulos, patrimônio… e não quer dizer que consideremos os clubes citados abaixo favoritos ao título deste ano.

1º São Paulo
2º Corínthians e Cruzeiro
4º Grêmio e Internacional
6º Flamengo
7º Atlético MG
8º Santos
9º Palmeiras
10º Fluminense
11º Botafogo
12º Atlético PR e Coritiba
14º Bahia e Vitória
16º Goiás e Sport
18º Figueirense
19º Criciúma
20º Chapecoense

Ministério Público estranha descontentamento gremista

Falei com o promotor José Francisco Seabra Mendes Júnior. Ele achou estranho o descontentamento do Grêmio a respeito do acordo feito nesta tarde no Ministério Público.

Garantiu que o clube esteve presente através do conselheiro, coronel Élvio, além de dois advogados da Arena Porto-Alegrense, e que todos concordaram com a proposta.

Ou seja, para o promotor o Grêmio aceitou normalmente que a entrada no setor norte da Arena seja permitida somente para os torcedores previamente cadastrados numa das torcidas organizadas do clube.

Mas a informação não foi confirmada pelo vice-presidente gremista, Nestor Hein. O dirigente garante que o Grêmio fez constar em ata que a proposta não será implementada, antes de ser aprovada pelo Conselho Deliberativo do clube.

“Estou com a ata aqui na minha frente. Nós queremos um acordo que seja bom para todos os lados. O promotor não fez uma proposta absurda. Precisamos conversar mais. Ele é muito boa gente e tem a melhor das intenções. Está tentando ajudar o Grêmio. Cumprir o Estatuto do Torcedor e evitar a violência ao cadastrar os torcedores. Mas o promotor precisa saber que, se até o dia 30 de junho, data limite para o cadastramento, tivermos uns 300 torcedores cadastrados, a Arena poderá ter uma semifinal ou final de Libertadores, se o Grêmio chegar lá, com apenas 300 pessoas num local com capacidade para 9 mil”, observou Nestor Hein.

Por outro lado, José Seabra, pretende implementar a mesma exigência no novo estádio Beira-Rio. “O importante é evitar os problemas com as torcidas, tanto de Grêmio, como de Internacional. O Estatuto do Torcedor prevê o cadastramento e que as organizadas fiquem situadas em local de fácil identificação nos dois estádios. Temos que ter um controle que acabe de uma vez por todas com a sequência de atos de violência nas arquibancadas”, concluiu Seabra.

Nesta quinta-feira, no programa Café com Futebol, da rádio Gre-Nal, estaremos debatendo o assunto entre outras pautas. Fique ligado e participe através dos nossos canais de interatividade. A partir da sete da manhã.

Murilo está saindo e Piatti pode estar vindo

Murilo está mesmo deixando o Internacional. O empresário do atacante, Fabiano Carpegiani, confirmou a notícia e nega que tenha traído o clube.

Carpegiani adquiriu os direitos do jogador há mais ou menos dois anos junto ao Caxias e o emprestou com opção de compra. O Inter aceitou em fixar em R$ 800 mil por 50% dos direitos econômicos do atleta, ao final do contrato de empréstimo de dois anos.

“Vidarte, falei várias vezes com os dirigentes a respeito da permanência ou não do Murilo. Havia também o fato do Abel não estar utilizando jogadores mais novos no seu time. Mas a grande questão é: por qual razão em dois anos o Inter não pagou o valor estipulado em contrato”, questiona o empresário, que preferiu não confirmar para onde está se transferindo Murilo.

Sobre os titulares, também podem estar saindo mais dois jogadores. São eles Juan e Fabrício. O Inter detém apenas 50% dos direitos do lateral que desde o ano passado está sendo assediado por clubes de fora do Brasil.

Em contrapartida, o Inter está procurando fechar as contratações de outros três reforços visando a sequência da temporada.

E o nome mais expressivo parece mesmo ser o do meio campista Piatti, do San Lorenzo, próximo adversário gremista, pela Taça Libertadores da América.

Opinem.